A vitamina C é um nutriente hidrossolúvel e fundamental não só para o organismo, como também para a pele. Esse ativo, que pode ser encontrado em alimentos naturais, é capaz de deixar a pele mais bonita e saudável, além de oferecer outros benefícios. A seguir, a dermatologista Tereza Eliza Panizzi elenca mais vantagens da vitamina C.

Benefícios da vitamina C

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é muito conhecida pelos benefícios para a imunidade, mas tem sido muito usada nas rotinas de cuidado com a pele. “Ela é uma substância antioxidante, ou seja, um ativo que inibe a oxidação das células, diminuindo a ação de radicais livres locais, e pode oferecer resultados excelentes para todos os tipos de pele”, explica Tereza Eliza Panizzi. Entre os principais benefícios, destacam-se:

É importante para a biossíntese do colágeno e de outros neurotransmissores do corpo humano, mantendo a pele firme, prevenindo rugas e flacidez;

Ajuda a deixar a pele mais uniforme, tratando as manchas de melasma e prevenindo o surgimento de outras, como marcas de cravos e espinhas e queimaduras de sol;

A vitamina C possui função hidratante e pode ser usada em pele oleosa, desde que prescrito o produto adequado.

Aplicação do produto

O ideal é que a vitamina C seja aplicada após a higienização do rosto, mas antes do hidratante facial e do protetor solar. Segundo a dermatologista, ela pode ser aproveitada em forma de sérum, em gel ou em creme. Por isso, procure seu dermatologista para que seja feita uma prescrição de acordo com seu tipo de pele. Além disso, a vitamina C pode ser usada tanto de manhã quanto à noite. “Porém, o mais indicado é que a substância seja utilizada logo no primeiro horário do dia para acompanhar o uso do filtro solar,” afirma.

Diferenças entre os tipos de vitamina C

Existem dois tipos de vitamina C: a pura e a derivada. “A principal diferença entre elas é a concentração do ácido L-ascórbico – nome químico do ativo. A vitamina C pura é a molécula do ácido ascórbico e ela promove todos os benefícios que se espera quando aplicamos a vitamina na pele, como luminosidade, clareamento, ação antioxidante e produção de colágeno, quando em alta concentração, entre outros,” afirma Tereza Eliza.

Segundo a dermatologista, os derivados da vitamina C são moléculas criadas a partir do ácido L-ascórbico, mas com estruturas diferentes. “Foram criadas para que tenham maior estabilidade e que sejam mais fáceis de desenvolver uma formulação, entretanto, não oferecem todos os benefícios que o ácido L-ascórbico possui nem na mesma potência”, esclarece a dermatologista.

A profissional alerta que a escolha do produto deve ser feita após um exame dermatológico adequado para que, desta forma, o produto mais indicado para seu tipo de pele seja prescrito. O uso de vitamina C de forma errada pode causar efeitos colaterais, por exemplo, acne e dermatites.

Fonte: Estadão Conteúdo