Dados do IBGE, de fevereiro, mostram que preço da carne vermelha caiu 1,22%. É a maior queda no preço desse produto nos últimos 15 meses. Essa redução aumenta quando se tratam de cortes de primeira, a picanha teve uma redução de 2,63%, o filé mignon caiu 1,77%. Mesmo com essa queda os parnaibanos ainda preferem carne de segunda, peixes e aves.

Segundo o feirante, Jean Carlos, a população vai sentir redução maior nos próximos dias, “começamos a receber as carnes mais em conta agora, mas já percebemos que as vendas aumentaram mesmo na quaresma” comenta.

A Dona de casa, Olga Araújo, garante que com esse valor é possível voltar a comprar carne, principalmente de segunda que são mais acessíveis. “Estava comprando só peixes e aves, agora quanto perguntei o valor e percebi a queda no preço vou levar carne para casa” comenta.

As explicações para essa queda no preço são: a quaresma, a queda no preço das rações e a suspensão das exportações para a china, por causa de um caso atípico do mal da vaca louca, no Pará. Os vendedores de peixe também comemoram as vendas, que mesmo com aumento no preço, ainda são os produtos mais consumidos pelos brasileiros nessa época.