2
Setor Norte da arena fechado para a torcida: um dos motivos da queda recente de público (Foto: Marcos Ribolli)

Diretoria aponta sequência de jogos, grana curta e maus resultados como razões. Na quarta, time quer voltar a encher estádio após registrar média baixa em setembro.

Os quatro piores públicos da história da Arena Corinthians foram registrados em um intervalo pouco superior a um mês – entre 22 de agosto e 28 de setembro deste ano. 

A partir desta quarta-feira, contra o Atlético-MG, às 21h (horário de Brasília), diretoria, comissão técnica e jogadores querem a torcida de volta na missão de tentar levar o time à Libertadores.

A média no período citado acima foi de 23.782 pagantes em seis jogos. Um deles, porém, foi o clássico contra o Palmeiras, que registrou 39.879 torcedores em Itaquera. Excluído o Dérbi, o número cai para 20.563 corintianos por partida – bem longe da média da temporada, que ainda está acima dos 31 mil pagantes.

A cúpula corintiana encarou como natural a queda de público e elencou alguns fatores responsáveis por esse recente fenômeno:

Roberto de Andrade, Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/ Ag.Corinthians)
Presidente Roberto de Andrade espera apoio da torcida (Foto: Daniel Augusto Jr/ Ag.Corinthians)

– O número de jogos no período – foram seis partidas na arena em um mês

– O fator fim de mês – foram três jogos seguidos entre 21 e 28 de setembro, com ingressos que não são baratos

– A interdição temporária do setor Norte da arena, por causa de punição do STJD após a briga de torcedores organizados com policiais no clássico contra o Palmeiras

– A queda técnica do time em campo

Apesar disso, o número de sócios do Fiel Torcedor aumentou no período. Hoje, são mais de 131 mil corintianos cadastrados no programa de fidelidade do clube, que oferece descontos e prioridades na compra de ingressos.

Com um novo mês pela frente, a expectativa do presidente Roberto de Andrade é de que a torcida volte ao estádio. Contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil, último jogo em casa, a arena registrou seu pior público: 18.796 pagantes.

– Em setembro, crescemos o Fiel Torcedor em cinco mil. Se isso tivesse caído, podíamos juntar tudo e falar que era pela situação do time. Acho que é mais a circunstância momentânea. Foram muitos jogos. Tem um pouco de tudo – afirmou Roberto.

O desempenho do time, claro, influencia nas escolhas do torcedor. No Brasileirão, por exemplo, o Corinthians é o vice-lanterna do segundo turno, com apenas sete pontos conquistados em 27 possíveis. Para os últimos dez jogos do Brasileirão, o clube estabeleceu uma meta de pelo menos seis vitórias para sonhar com a vaga na Libertadores.

Cinco desses jogos serão na arena. Além do Atlético-MG, o Timão recebe América-MG, Chapecoense, Internacional e Atlético-PR. Se retomar o bom aproveitamento que costumava ter no estádio, o cumprimento da meta se torna mais fácil.

Torcida Corinthians sinalizadores - Corinthians x Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)
Torcida do Corinthians enche arena contra o Palmeiras: único grande público no último mês (Foto: Marcos Ribolli)

Veja as informações do próximo jogo do Corinthians:

Próximo adversário: Atlético-MG
Local: Arena Corinthians, São Paulo
Data e horário: quarta-feira, às 21h (de Brasília)
Escalação provável: Walter, Léo Príncipe, Yago, Balbuena e Guilherme Arana; Camacho; Rodriguinho, Giovanni Augusto, Marquinhos Gabriel e Marlone; Gustavo.
Desfalques: Cássio, Danilo, Vilson, Romero, Fagner e Léo Jabá
Pendurados: Balbuena, Marquinhos Gabriel, Pedro Henrique, Vilson, Guilherme e Uendel
Arbitragem: Rodolpho Toski Marques (PR), Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Ivan Carlos Bohn (PR)
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Odinei Ribeiro e Ivan Andrade)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 20h

Fonte: Globo Esporte