Equipe de Divisão de Análise Criminal da Polícia Militar(Foto: Thiago Amaral)
Equipe de Divisão de Análise Criminal da Polícia Militar (Foto: Thiago Amaral)

A Polícia Militar do Piauí, através do Centro de Operação Policiais Militares (Copom), de 1º de janeiro a 12 de novembro de 2014, por meio do 190, registrou 11.154 trotes (entre endereços inexistentes e fatos não constatados), de acordo com o último levantamento realizado pela Diretoria de Telemática (Ditel). Os mesmos vêm prejudicando a linha de emergência.

De acordo com o Copom, são realizadas diversas ações e diversos profissionais se revezam 24 horas, buscando o melhor atendimento à população. O atendimento às ocorrências a partir do teleatendimento é feito por 60 pessoas, em 10 cabines equipadas com todo o material necessário para atender às ocorrências.

Atualmente, o 190 atende aproximadamente 1 milhão de habitantes, divididos em 125 bairros em toda a capital, e ainda atende as cidades de Altos e Demerval Lobão, que fazem parte da Grande Teresina.

O sistema de atendimento através do 190, visa garantir o rápido acionamento da viatura mais próxima do endereço informado, buscando sempre a satisfação do cidadão com o serviço prestado de Segurança Pública da PMPI. Ainda auxilia com informação ao público interno e à população em geral, muitas vezes com número de contatos de órgãos públicos e privados, como também dos batalhões, companhias e Grupamento Policial Militar (GPM). O cidadão recorre frequentemente ao auxílio da Polícia Militar através do 190, o que por vezes, ocasiona um acúmulo significativo de chamadas.

Segundo a Polícia Militar, para ampliar o atendimento, a quantidade de cabines vão de 10 para 21. O número de policiais que prestam serviço de atendimento também aumentará.

Fonte: CCom