Foto: Divulgação/Coritiba
Foto: Divulgação/Coritiba

Foi com muito sofrimento, mas o Coritiba arrancou um empate por 1 a 1 aos 52 minutos do segundo tempo e eliminou o Parnahyba em sua estreia na Copa do Brasil 2018, no Estádio Albertão, salvando os planos da diretoria, que considera a disputa prioridade no primeiro semestre para reforçar os cofres. Na segunda fase, o time alviverde encara o Uberlândia.

Depois de um primeiro tempo fraco, sem boas oportunidades, o time da casa voltou do intervalo querendo resolver e, aos três minutos, Fabinho recebeu na área e chutou mascado para marcar o gol. Mas, aos 52 minutos, William Matheus, de cabeça, fez o gol da classificação.

O jogo – Com o mando de campo, mas longe de casa para cumprir punição, a equipe piauiense começou a partida tocando, tentando manter a posse de bola. Aos cinco minutos após cobrança de escanteio, a bola ficou viva no meio da área coxa-branca, até que Romércio afastou o perigo. Sem opções para finalizar o lance, William Matheus arriscou de muito longe, aos 10 minutos, totalmente sem direção.

Alex Santos chegou com vontade pela direita, aos 14 minutos, cortou a defesa, empolgou o torcedor, mas o cruzamento saiu torto. Em sua primeira chance, Kleber, aos 18 minutos, pegou um chute de fora da área e isolou. O jogo era tecnicamente muito fraco. Julio Rusch tentou melhorar as perspectivas em cobrança de falta, aos 24 minutos, e carimbou a barreira.

O Coritiba passou a ficar mais com a bola nos pés e forçava o adversário a ficar na defesa, mas pouco criava. Aos 36 minutos, contra-ataque em velocidade para o Parnahyba, mas Idelvando dominou com o braço e desperdiçou um bom lance. A partida continuava truncada, com os goleiros sem trabalhar.

Para a segunda etapa, o time da casa voltou com Jânio no lugar de Ramon. E, logo aos três minutos, Idelvando encontrou Fabinho entrando no meio da defesa e o atacante chutou para o fundo da rede para abrir a contagem. Julio Rusch, aos sete minutos, acertou um belo chute de fora da área, e a bola passou raspando o poste, quase no ângulo, mas pela linha de fundo.

Marcos Gasolina, aos dez minutos, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo. Mesmo com um a menos o time piauiense mostrava muita dedicação em campo. Aos 17 minutos, Fabinho dominou na área, girou para os lados, mas não conseguiu dar continuidade na jogada. Aos 29 minutos, Iago Dias recebeu com liberdade na área e pegou torto após desvio de Kady.

Os jogadores dos mandantes caiam no gramado e ganhavam tempo para tentar segurar a vantagem. Aos 34 minutos, Alex Santos cobrou falta, e Wilson defendeu. Na resposta, Rusch fez o cruzamento e Iago testou para grande defesa de César. Aos 40 minutos, Alecsandro testou para o meio da área, e César saiu da meta com eficiência. William Matheus arriscou de longe, aos 42 minutos, para mais uma intervenção do goleiro piauiense.

Kady, aos 48 minutos, teve a grande chance para empatar, e Cesar salvou. Aos 52 minutos, Cesar salvou em cima da linha e cedeu escanteio em lance polêmico. Depois da cobrança, William Matheus subiu junto com o goleiro Wilson e conseguiu testar para o fundo da rede para classificar o Coritiba.

FICHA TÉCNICA
PARNAHYBA 1 X 1 CORITIBA

Local: Estádio Albertão, em Teresina (PI)
Data: 07 de fevereiro de 2018, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Andre Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Cartões amarelos : Marcos Gasolina, Felipe Silva, Miltão (Parnahyba); Kady, Wellington Simião (Coritiba)
Cartão vermelho : Marcos Gasolina (Parnahyba)

Gols
PARNAHYBA: Fabinho, aos 03 minutos do primeiro tempo
CORITIBA: William Matheus, aos 52 minutos do segundo tempo

PARNAHYBA: Cesar; Fabinho Sergipe, Gilmar Bahia, Miltão e Alex Santos; Felipe Silva, Marcos Gasolina, Formiga (Didi) e Idelvando; Ramon (Jânio) e Fabinho (Messinho). Técnico: Sérgio China

CORITIBA: Wilson; Cesar Benítez (Wellington Simião), Romércio, Thalisson Kelven e William Matheus; Julio Rusch, Thiago Lopes e Vitor Carvalho (Alecsandro); Iago, Guilherme Parede (Kady) e Kleber. Técnico: Sandro Forner

Fonte: ESPN