Foto: Tacyane Machado

Este sábado é o dia pela mobilização nacional da campanha para atualizar a caderneta de vacinação das crianças menores de 5 anos. A campanha se estende até o próximo dia 30. Todas as vacinas do calendário básico estarão disponíveis. O alerta para os pais é que a criança que não completar o esquema de cada vacina, não fica totalmente protegida, conforme alertou a Coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Parnaíba, SESA – Janailda Furtado.
A campanha mobiliza todos os postos de vacinação da cidade, além dos volantes, e profissionais de saúde. Ao levar as crianças aos postos de saúde, é importante que os pais estejam com a caderneta de vacinação. Porém, mesmo que não tenham o documento, os responsáveis não devem deixar de participar da campanha. Caso não haja no posto um registro de quando a criança recebeu a última vacina, serão seguidos os protocolos de atualização de acordo com a faixa etária.
Em Parnaíba, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Piauí, mães levaram as crianças para a atualização da carteira de vacinação e falaram da importância do ato.
As vacinas que estão disponíveis nos postos são: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
A ação ocorre em parceria entre o Ministério da Saúde, as secretariasestaduais e municipais de Saúde. As crianças podem receber também a suplementação da vitamina A para crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos. O complemento contribui para reduzir o risco de morte por diarreia e ajuda no desenvolvimento das crianças.