Solenidade de inauguração do Ronda Cidadão (Foto: Valdênia Santos)

O Programa Ronda Cidadão completou um mês de implantação na cidade de Parnaíba, no último dia 27. Neste período, a Polícia Militar avalia que a criminalidade diminuiu consideravelmente nos bairros Piauí, Frei Higino, área de atuação do programa.

A Polícia Militar informa que no período de 27 de junho a 27 de julho, foram registradas 172 ocorrências, atendidas pelas viaturas do 2º batalhão dentro da área de atuação do Ronda Cidadão. Já do dia dia 27 de julho até agora, foi observada uma redução de 68,7% aproximadamente. 

Nos registros específicos por cada tipo de crime, houve redução expressiva nos crimes de homicídio e roubo; e nas ocorrências mais comuns como perturbação do sossego público e uso indevido de som.

Foram registrados 674 atendimentos ao público distribuídos em atendimentos assistenciais e ocorrências. Vários atendimentos foram solucionados no local através da mediação comunitária de conflitos e da composição de acordos e entendimento mútuo entre as partes envolvidas nos problemas que na maioria das vezes era de cunho social. No mês de julho foram registrados 528 atendimentos pelo copom sendo sua maior parte ocorrências.

Foram realizadas 14 operações planejadas alternadas entre blitz com o apoio do PPTRAN e arrastões nos pontos críticos e sensíveis dos bairros em que o Ronda Cidadão está atuando. Durante as rondas ostensivas foram realizadas e registradas 620 abordagens à pessoas, 476 abordagens à veículos e 35 abordagens à bares e pontos de usurários de drogas. 74 pessoas foram conduzidos para a central de flagrantes. Foram registrados, ainda, 24 TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) e 05 prisões em flagrante.

Foram fechados 12 pontos de venda de drogas e 03 pontos de jogos de azar (caça-níqueis). Responsáveis por vários furtos realizados no conjunto Morada da Universidade e Jardim dos Pássaros foram presos em flagrante e vários objetos furtados pelos mesmos foram recuperados.

Para setembro o comando do Ronda Cidadão planeja várias atividades dentre elas atividades educacionais junto às escolas públicas localizadas na área de atuação do programa.

Guardião Eletrônico, na sede do Ronda Cidadão, bairro Piauí

 Fonte: PM