1

Miguel (Gabriel Leone) ficará indignado ao analisar o solo da fazenda de Afrânio (Antonio Fagundes) nos próximos capítulos de “Velho Chico”.

Ele caminhará pela propriedade do avô com Cícero (Marcos Palmeira) e, em dado momento, se agachará para mexer na terra. Ele analisará tudo usando técnicas aprendidas na faculdade de agronomia e chegará a uma conclusão.

– Essa terra está quase morta. Entrelinhas nuas, solo exposto… Sem vida! – dirá o rapaz a si mesmo.

Cícero se aproximará e perguntará o que ele disse. O filho de Tereza (Camila Pitanga) desconversará e continuará observando a fazenda.

– É sempre assim… Esses tratores pelas entrelinhas… – lamentará ele.

– Como ia ser de outro jeito, doutor? Com isso tudo de terra, não há braço que aguente carpi…

– E não se deixa crescer nada nas entrelinhas? – questionará Miguel, interrompendo o jagunço.

– É para isso que eles roçam! – responderá o filho de Doninha (Suely Bispo).

– As mangas ficam baixas desse jeito, quase no chão?

– Só quando o pé está cheio – afirmará Cícero, que perceberá Miguel profundamente contrariado. – O que estiver ruim, doutor se queixe ao coronel. Que nós fazemos as coisas do gosto dele, não é de nossa cabeça!

Miguel não dará muita bola e continuará reclamando:

– Isso porque ele é um dos maiores produtores da região! Olha para esse solo… Não tem grumo. Não tem vida! É terra seca, quase morta! Esses tratores compactam tudo por onde passam, como é que as raízes vão crescer desse jeito? Olha o tanto de sol que bate direto no solo. Isso aqui é uma ferida exposta!

Cícero defenderá o modo de produção do coronel, mas não conseguirá convencer o agrônomo.

Fonte: Kogut