Cuidados com botijão de gás: Corpo de Bombeiros alerta para riscos e segurança no uso diário
Entre os principais chamados no dia a dia do Corpo de Bombeiros de Parnaíba estão os incidentes com botijão de gás, o gás de cozinha. Os riscos graves de acidentes para ambientes de trabalho e domésticos devem ser amenizados com cuidados diários.
A cozinheira, Cilene Souza, toma cuidados diariamente para evitar acidentes em seu ambiente de trabalho. “Sempre que a gente terminar de usar a gente tem que abaixar a válvula para não ficar vazando gás e também sempre manter todos os botões desligados e sempre estar trocando as mangueiras quando ela está vencida”, relata.
Já Dona Maria Edileuza Gomes também se preocupa com a rotina de trabalho próxima ao botijão de gás. “Tenho bastante cuidado, até porque eles ficam muito perto no espaço que é muito pequeno o que fica mais perigoso, então a gente mantém o cuidado de não colocar fogo muito perto”, comenta a cozinheira que trabalha no Mercado Público da Quarenta.
Presente no mercado para avaliar as condições dos botijões de gás de cozinha para a reportagem, o capitão Thompson Thauzen do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, apresentou os riscos aos quais todas as pessoas que utilizam botijão, em casa ou no trabalho, correm diariamente ao não dar atenção aos devidos cuidados.
“É preciso que os proprietários verifiquem a validade dos registros e das mangueiras que geralmente estão vencidas. Em Parnaíba, por conta da salinidade, a ferrugem é maior e ela vai corroendo e fazendo uma abertura gradual que vai folgando a mangueira e, com a pressão, vai soltando e criando vazamentos também. Outro ponto importante é a questão das “roupinhas” que muitas donas de casa usam para decorar, como no ponto da Adriana. Só que este tipo de vestimenta não é adequada por questão de segurança. O botijão não aquece, porém as coisas ao redor levam a alastramento de fogo aumentando o perigo”, explica Thauzen.
ORIENTAÇÕES PARA MANEJO DO BOTIJÃO DE GÁS EM RESIDÊNCIA
- Sempre baixar a torneiras antes de sair;
- Não colocar nos armários (Não pode ser confinados)
- Optar por posicioná-lo na parte exterior do imóvel
Em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros: 193.