Problemas relacionados à infestação de insetos são comuns quando se tem animais em casa, mas muita gente acha que no período de inverno a proliferação de parasitas como pulgas e carrapatos fica mais tímida por causa das chuvas. Sobre a problemática, o Portal Costa Norte conversou com a estudante de Medicina Veterinária, Laís Abreu. “Tanto a pulga, como o carrapato precisam de temperaturas acima de 27º graus para conseguirem completar o seu ciclo. Aqui em Parnaíba, notamos que está tendo um aumento da temperatura  e da umidade. Na nossa região nós temos rios, temos o mar, temos agora as chuvas, enfim. Então toda essa logística é mais fácil deles se desenvolverem”, disse ela.

 

Exemplo de doença causada pela picada de pulgas ou carrapatos. (Foto: Reprodução)


Esse tipo de parasita prefere os animais e a maioria das doenças transmitidas por ele são mais letais nos pets. Mesmo assim, é preciso ficar atento, pois a picada dele pode também adoecer os seres humanos. 

 

 

Os cuidados durante o inverno com esse tipo de inseto tem que ser os mesmos. Laís dá dicas de como evitar que sua casa seja alvo desses parasitas. “Temos que ter em vista que precisamos tratar o ambiente. Não adianta só eu tratar ou você, é uma coisa que acontece em conjunto. Nós, os vizinhos, no caso a comunidade. Porque um vizinho pode ter esse problema e não adianta dedetizar o seu ambiente e o companheiro ao lado não. Dedetização, higienização, coleiras nos nossos animais, porque 5% desse ciclo ocorre no animal, banho. Se o seu animal já está com esse problema, procure o médico veterinário porque é ele que vai saber descrever e prescrever cada situação e o tratamento adequado para o seu animalzinho.”, explicou.