A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF) está realizando em Parnaíba o curso de Boas Práticas de Manejo para o Cultivo Sustentável do Camarão Marinho em Águas Interiores. Nesta quarta e quinta-feira, dias 20 e 21, a criação da espece típica dos oceanos – só que em tanques que muitas vezes ficarão localizados a centenas de quilômetros do mar – estará na temática central do evento.

O curso acontece na Estação de Piscicultura da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), contando com aula teórica e prática. A capacitação tem como público alvo produtores e técnicos que atuam na carcinicultura, inclusive vindos de outros estados. Neste aspecto, o manejo do camarão marinho é uma oportunidade de empreendimento no campo, o que tem reflexos diretos na geração de renda no meio rural.

Segundo o chefe do escritório da CODEVASF em Parnaíba, Rafson Varela, o momento culminou na reunião de produtores etécnicos vindos de estados como o Maranhão, Pará e Alagoas. A capacitação será estendida para estudantes universitários, na próxima semana, em evento que acontece no auditório do campus da UFDPar.