A 3ª edição da Mostra Museu de Brinquedos aconteceu no auditório da Universidade Estadual do Piauí em Parnaíba, nesta segunda-feira (29). A iniciativa é de professores e alunos do curso de pedagogia, através do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação a Docência – PIBID.
O projeto de extensão tem como objetivo fazer um resgate histórico dos elementos que compõem o ato do “brincar”. Neste ano, especificamente, a exposição teve como foco a origem étnica/antropológica dos brinquedos, que através dos tempos, formaram a cultura brasileira.
Por isso mesmo era possível encontrar desde peças de origem indígena, como baladeiras e peões, por exemplo, até mesmo bonecas de pano, petecas, brinquedos feitos de madeira e plástico, que remetem tanto à colonização portuguesa quanto às culturas de matrizes africanas.
E tem algo que não pode faltar quando o assunto é brinquedo: a criançada. A mostra contou com a participação de alunos de escolas da rede pública de ensino, que assistiram a apresentações de danças e ouviram explicações dos professores e alunos sobre as inúmeras opções de brincadeiras.