Os jardins da Fundação Raul Bacelar, no bairro São José, foram tomados na noite de sábado por escritores, jornalistas, políticos, professores e outras categorias para a festa de lançamento do livro A Face Oculta da Literatura Piauiense, de Daniel Castelo Branco Ciarlini, estudante do curso de Letras Português, da Universidade Estadual do Piauí, campus de Parnaíba, editor do suplemento O Piagüí Culturalista e atualmente é o secretário de Turismo de Parnaíba.
O livro estuda as obras de cinco poetas piauienses parnaibanos situados entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX e a contribuição para a literatura brasileira. Prefaciado pelo professor e doutor em literatura comparada Marcílio Machado Pereira, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e comentários do jornalista Antonio de Pádua Marques Silva, é como disse o autor, resultado de um curso de extensão conferido a convite da coordenadoria de seu curso entre maio e junho do ano passado.
Na saudação que fez ao novo escritor e crítico literário, o poeta, professor e atual secretário de Educação, Alcenor Candeira Filho, membro da Academia Piauiense de Letras, disse que Daniel Ciarlini já há dez anos demonstrava uma vocação precoce para a crítica literária e que agora se concretiza com a publicação de seu livro. O também poeta Wilton Porto elogiou o trabalho lançado e traçou um perfil da personalidade curiosa do escritor.
O grupo teatral Sete Faces (com os atores Dayanne Sampaio, Flávio Sidônio e Lucimar Jr), fez algumas apresentações de monólogos e execução de músicas encerrando com a apresentação do violonista Gregório Neto. Daniel Castelo Branco Ciarlini nasceu em Parnaíba em 1987 tendo se graduado em Letras-Português na UESPI, possui diversos ensaios publicados em jornais e revistas especializados, inclusive do estrangeiro. Sua estreia como contista foi na editora paulista Andross.
Fonte: A24horas