Júlio Salém, defensor da Fazenda Pública; Manoel Mesquita, defensor público; e Giovanni Medeiros, gerente da Defensoria Pública de Parnaíba (Foto: Daniel Santos)

A defensoria pública em Parnaíba levou seu atendimento à Praça da Graça, centro da cidade, para se aproximar da população por conta da Semana Nacional da Defensoria Pública. De acordo com Giovanni Jerves Diógenes de Medeiros, gerente da Defensoria Pública de Parnaíba, os profissionais da defensoria atendem as pessoas carentes que precisam de auxílio junto à justiça, mas não tem como bancar.

Manoel Mesquita, defensor público, destacou que a Campanha Nacional da Defensoria Pública deste ano traz como tema “Defensores Públicos: Pelo Direito de Recomeçar”, com a proposta de ressocialização de ex-detentos com o objetivo o princípio fim é a educação e a geração de emprego para este público.

O Dia Nacional da Defensoria Pública é 19 de maio e em suas atividades atua, principalmente, na área de Execução Penal. Mas o atendimento mais relevante em Parnaíba está voltado para a saúde e fornecimento de medicamentos pelos órgãos públicos após intervenção da Defensoria Pública a favor das pessoas que não podem custear tratamento. Gionani Medeiros, disse que muitas pessoas carentes procuram a defensoria para conseguir medicamentos e tratamentos caros, além de internações.

Como parte das atividades da Defensoria Pública está o acesso aos presídios. Em Parnaíba a visita está agendada para o dia 21 para promover ações de esclarecimentos às pessoas privadas de liberdade. Os maiores desafios dos defensores públicos estão em destacar iniciativas positivas e casos de ex-detentos que, através de oportunidades de trabalho e educação, reconquistaram seu espaço na sociedade.