A Secretaria Estadual da Defesa Civil do Piauí vai distribuir aos municípios de extremo grau de pobreza e situação crítica, produtos que se encontram estocados no depósito da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), desde 2008. Os produtos como colchões, cobertores, toalhas, lençóis e filtros são frutos de doações do Governo Federal às vítimas das enchentes que assolaram o Estado naquele ano. A ação tem prazo para acontecer até o fim do mês de maio.
A secretária estadual da Defesa Civil, Simone Pereira de Farias Araújo, visitou, nesta quinta-feira (15), a Conab e explicou que a liberação do material será definida através de prioridades. Ela complementou que mesmo com distribuição dos produtos, a Defesa Civil contará com um estoque estratégico de assistência humanitária em caso de desastres.
“Os municípios que receberão a ajuda humanitária serão selecionados pelo grau de pobreza, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, cidades que recebem Bolsa Família e que se encontram em área de risco. A ação visa minimizar as situações de adversidades que alguns municípios se encontram. A Defesa Civil faz parte da construção coletiva da cidadania destas comunidades carentes”, afirmou.
Fonte: CCom