O litoral do piauiense encerra, nesta sexta-feira (23), a primeira semana do defeso do caranguejo-uçá com avaliação considerada positiva pelos órgãos ambientais. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), as atividades de orientação e fiscalização transcorreram de forma tranquila, com colaboração dos catadores e boa aceitação por parte da população nas áreas acompanhadas pelas equipes.

O período de defeso coincide com a chamada “andada”, etapa do ciclo reprodutivo do caranguejo-uçá, fundamental para a preservação da espécie. O respeito a essa fase contribui diretamente para a manutenção dos manguezais, ambientes essenciais para o equilíbrio ecológico da região estuarina do litoral piauiense e também para a sobrevivência de diversas famílias que dependem dessa atividade.

Em cumprimento à Portaria Interministerial nº 45, publicada em janeiro de 2026, a Semarh reforçou a presença nos municípios de Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Parnaíba e Luís Correia, atuando em conjunto com a Delegacia de Meio Ambiente da Polícia Civil e a 2ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA) da Polícia Militar de Parnaíba. De acordo com o auditor ambiental Thiago Cardoso, a prioridade foi a conscientização das comunidades. Ele ainda lembrou que um novo período de defeso está previsto entre 1º e 6 de fevereiro e alertou que o descumprimento das regras pode gerar penalidades previstas em lei.