Delta Aquáridas é um evento astronômico que ocorre anualmente entre os meses de Julho e Agosto. A chuva de meteoros Delta Aquárias ocorre geralmente entre o dia 15 de Julho e dia 15 de Agosto. O ápice desse evento, este ano de 2024, será entre os dias 28 e 31 de julho, onde terá uma ocorrência média de 20 meteoros por hora.
O Professor de Física Lucas Vieira e membro do grupo observacional de Astronomia do IFPI explica como ocorre esse fenômeno.
“As chuvas de meteoro são produtos da passagem de cometas e de asteróides, onde ao longo de suas órbitas ao redor do sol, eles acabam se fragmentando devido à radiação solar e a forças gravitacionais. Assim, quando coincide de a Terra passar por esta zona, pode ser observado a queima desses detritos devido à sua rápida reentrada na atmosfera Terrestre. Por serem muito menor do que os asteróides e que os cometas, estes detritos não oferecem nenhum dano físico nem material para os seres da Terra, uma vez que eles são totalmente destruídos durante a sua reentrada na Terra”, comentou.
No Piauí e em outras regiões situadas próximas à linha do Equador, este evento será um pouco mais propício para a observação, pois o radiante, que é a região do céu de onde os meteoros parecem surgir, ficará visível durante toda a noite e madrugada, ou seja, acima do horizonte.
Vale destacar que o Nordeste como um todo, é uma região em que, neste período do ano, a incidência de nuvens durante a noite é muito menor, o que vai possibilitar que observadores dessa região possa apreciar ainda mais este espetáculo astronômico.
Para aqueles que desejam acompanhar a passagem do meteoro, o especialista oferece algumas dicas:
“Deve-se afastar o máximo possível de áreas com iluminação artificial, pois a poluição luminosa e as luzes da cidade interferem diretamente na observação desse evento. O ideal é ir para zonas rurais ou áreas abertas, sempre tomando os devidos cuidados de segurança. Utilizando um aplicativo que simule o céu noturno, como Stellarium ou Star Walk, tente localizar a constelação de Aquário ou o planeta Saturno. Acompanhe a constelação de Aquário ou Saturno ao longo da noite; eles aparecerão a leste por volta das oito horas. A partir das dez horas, você já poderá observar os primeiros meteoros da chuva de meteoros Delta Aquáridas. O ápice deste evento ocorrerá durante a madrugada, entre uma e duas horas. Por fim, não é necessário nenhum equipamento especial para apreciar este evento astronômico, a olho nu é possível ver os meteoros cruzando o céu noturno”