Foto: Tacyane Machado

O deputado federal Assis Carvalho(PT), não acredita na aliança PMDB/PSB para 2014 no Piauí. Em entrevista a TV Antena 10, Carvalho falou que, “vem novidade por aí”. Para ele, a eleição é nacional e, sendo assim, as determinações vem de cima. Na opinião do deputado, o governador Wilson Martins não será candidato a senador e deve ficar no cargo até o final do mandato. O PT do Piauí alimenta a possibilidade do PSDB lançar candidato e, mesmo que o PMDB entre na disputa, os petistas acham que um eventual 2º turno se daria entre PT/PSDB. Nessa hora, o PT espera contar com os apoios de PSB e PMDB. O deputado falou que os acordos em Brasília vão mudar o rumo da campanha no Piauí.

ATENÇÃO
A orientação do PT nacional é não brigar nem com o PSB, muito menos com o PMDB. Para se ter uma ideia, PSB e PT estarão coligados em pelos menos cinco Estados para governador.

O MAIOR DE TODOS
Os dados são do TSE. O PMDB continua sendo o maior partido do Brasil, pelo menos em termos de filiação partidária. São mais de 2 milhões de filiados, contra 1 milhão e 500 mil do PT. Ao todo, existem no Brasil, 15 milhões de pessoas filiadas nos 33 partidos políticos. Solidariedade e PROS são os que menos tem. 4 mil cada.

A LEI DO FUNDO
Está na lei: o Fundo Municipal de Transportes, órgão que está sendo criado pela Prefeitura, será mantido com recursos do tesouro municipal e, das multas que serão aplicadas aos infratores do sistema de transportes coletivos.

DESTAQUE
A operação das Policiais Rodoviária Federal, Civil e Militar que apreendeu 120 veículos no sul do Estado é referência para todo o país. É a maior do gênero em todo o Brasil.

URGÊNCIA, URGENTÍSSIMA
Agora se sabe porque o pedido de urgência, urgentíssima feito pela Prefeitura para o projeto de lei da licitação das linha e ônibus em Teresina. Na sua justificativa, o prefeito Firmino Filho diz que, “a mudança prevista no sistema de transportes públicos em Teresina não pode ser postergada, pois o atual sistema está visivelmente exaurido, com seu funcionamento totalmente aquém da capacidade mínima de resposta as demandas da população”.

E MAIS
No arremate, o prefeito passa a bola para os vereadores no quesito responsabilidade: “Teresina deflagrou processo de licitação das novas concessões sob a égide da técnica recomendada pelo plano anterior (Plano Diretor), bem como, está obtendo recursos do PAC Mobilidade”. Eis aí a questão. Se não aprovar ainda este ano, sai do PAC Mobilidade.

MOBILIDADE
Se a prefeitura de Teresina quiser, pode aproveitar um viaduto que existe na BR-343 próximo ao terminal de petróleo. Basta abrir um acesso saindo da av. dos Ipês, passando por baixo desse viaduto para chegar rápido ao conjunto Dirceu Arcoverde. Desafogaria o tráfego na rótula do mercado do peixe em até 50%. Com a palavra a Strans e a SDU Sudeste.

QUEM DIRIA
O vereador Antônio José Lira roubou a cena na posse da presidente do PT, Regina Souza. Único representante do DEM na Câmara Municipal, Lira que tem a cara do PFL em outros tempos jamais ficaria ali, aboletado no meio do cúpula petista. Mas, a democracia tem disso.

MISSÃO CUMPRIDA
Mais um secretario já limpou as gavetas. Trata-se, de Francisco Guedes, da SASC. Ele fez um planejamento de trabalho para até o dia 27 de dezembro. Passando disso, é por conta do PT e do governador.

CRISTÃO NOVO
É da cota do PT o novo Superintendente da Policia Rodoviária Federal no Piauí. Alexandre Cruz é piauiense, tem 14 anos na instituição e assumiu a função com todo gás para trabalhar. Seu plano é ampliar os postos da PRF na região sul do Estado.

NOTAS & NÓTULAS
*No levantamento feito pelo TSE sobre filiação partidária, existem no Brasil, 131 mil pessoas com dupla filiação partidária.

*Esses eleitores estão fora do páreo para a eleição de 2014. Eles terão que se regularizar para o pleito de 2016 ou 2018.

*O deputado Júlio César está colocando de 30 milhões de reais de emenda parlamentar para uma ponte em Teresina. Como é dinheiro novo, a prefeitura decidirá onde construir no Poti.

*O deputado Assis Carvalho deve refletir. Wilson Martins atrapalha menos o PT, ficando no cargo ou saindo para ser candidato a senador?

Fonte: 180 graus