Está marcada para o dia 1º de fevereiro (domingo), às 11 h, a solenidade de posse dos deputados que deverão fazer parte da 18ª legislatura da Assembleia Legislativa do Piauí e da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2015 – 2017.

Na segunda-feira (02), às 11h, após revista à tropa e foto oficial, na avenida Marechal Castelo Branco, acontece a instalação da 1ª Sessão Legislativa, com a leitura da Mensagem Anual do Governador do estado, Wellington Dias (PT).

Entre os novos deputados estão Fábio Xavier, Firmino Paulo, Flora Izabel, Francisco Limma, Georgiano Neto, Janaínna Marques, Dr. Hélio, Dr. Pessoa, Zé Santana, Júlio Arcoverde, Pablo Santos, Rubem Martins e Severo Eulálio.

DISPUTA – No domingo também ocorrerá a eleição para a Mesa Diretora da Assembleia e dois deputados estão na disputa: Themístocles Filho (PMDB) e Fábio Novo (PT).

Themístocles Filho (PMDB), afirma que, como todos os deputados, está pronto para retomar as atividades no dia 1º de fevereiro. “O povo, na hora que vota em alguém, renova a esperança de que seus problemas serão enfrentados, como agora com a energia elétrica”.

Themístocles Filho lembra que a população reclama muito da qualidade da energia, inclusive na capital. “Teresina tem problema de energia, que é de péssima qualidade.

Até para se instalar uma empresa no Piauí vive dificuldade porque o Piauí não tem energia suficiente para colocar essa empresa em operação. Nós vivemos esse drama. O governo do Estado junto como Governo Federal precisa urgente resolver o problema da energia em nosso estado”, defende.

O deputado Fábio Novo (PT) pretende fazer um mandato ouvindo mais a população, contribuir com novas leis. Fábio Novo defende algumas mudanças, como a gestão compartilhada, a descentralização do poder, com a distribuição de responsabilidades entre os membros da Mesa Diretora, de acordo com a representatividade dos partidos.

O deputado tem dito, e repercutido nas redes sociais, que a gestão compartilha pretende, de acordo com a proporcionalidade dos partidos, distribuir tarefas para cada sigla, pelo seu representante, tornado a gestão mais democrática e transparente.

Fábio Novo defende a implantação de uma ouvidoria legislativa, para receber as denúncias e reclamações da população, bem como a discussão do Orçamento Geral do Estado em todos os segmentos sociais e regiões do Piauí.

Fonte: Meio Norte