Descentralização de produção de plaquetas em Parnaíba garante mais acessibilidade a tratamentos de saúde
Na região metropolitana de Parnaíba (PI) o tempo de espera por hemocompontes reduziu após a descentralização da produção de plaquetas; pois antes era realizado só na capital. O Hemocentro Regional de Parnaíba tem o mesmo parque tecnológico do Hemocentro Coordenador; por isso o tempo de resposta às unidades de saúde reduziu, atendendo pessoas em tratamento contra o câncer e outras patologias.
Segundo a biomédica Maria Galisa, técnica da Produção de Plaquetas e imunofenotipagem, há necessidade de mais doações para que haja produção afim de anteder pessoas que estão em tratamento contra o câncer, como leucemia, por exemplo. Com a produção de plaquetas em Parnaíba, os resultados dos exames estão saindo mais rápido, o que é mais uma vantagem.
As plaquetas ficam em temperatura ambiente, o que estimula ainda mais cuidados e agilidade na entrega. A produção leva quase quatro horas e fica em movimento para não coagular. Os hospitais da região têm solicitado a oferta de plaquetas, pois é uma demanda recorrente.
Outra novidade está no serviço de imunofenotipagem também ofertado no Hemocentro de Parnaíba, útil para identificar características físicas e biológicas das células do sangue, prevenindo rejeições na transfusão sanguínea, por exemplo, e também é importante para o diagnóstico e tratamento de doenças como leucemias e linfomas. A descentralização dos serviços garante mais atendimento aos pacientes na região de Parnaíba.