Dentre os 47 detentos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), um foi aprovado com louvor para o curso de Sistema de Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e três ficaram classificados. Os reeducandos obtiveram notas entre 300 à 500 pontos.
Em todo o país cerca de 23.665 detentos realizaram as provas. No Piauí o exame foi realizado nas Penitenciárias Feminina de Teresina e Picos, Presídio Regional de Picos e na Penitenciária Regional de Floriano (Vereda Grande).
Os participantes fizeram as provas do Enem nos dias 4 e 5 de dezembro do ano passado e foram avaliados nas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação e Matemática e suas Tecnologias. As regras para a participação dos presos no exame foram as mesmas aplicadas aos candidatos fora do sistema penal.
A Sejus acredita na educação como meio eficaz para a promoção da ressocialização das pessoas em situação de prisão no Estado. Atualmente, 10,2% da massa carcerária do Piauí encontra-se em sala de aula, onde 60 professores disponibilizados pela Secretaria da Educação atuam com êxito lecionando da alfabetização ao ensino médio.
Fonte: meionorte