Parceria por um Novo Piauí: encontro de gestão compartilhada (Foto:Divulgação)

Com o intuito de formalizar acordos essenciais para o desenvolvimento dos municípios, o Governo do Estado realizará nesta quarta-feira (23), no auditório da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), o evento Parceria por um Novo Piauí: Encontro de Integração Estado/Municípios. A adoção de uma gestão compartilhada é uma das propostas idealizadas pelo governador Wilson Martins, que pretende estreitar os laços com os novos prefeitos eleitos nos municípios piauienses. 

Na oportunidade, o governador e gestores de órgãos governamentais vão expor possibilidades de efetivar acordos entre os poderes estadual e municipal, viabilizando assim uma melhor gestão em ambas as administrações. Serão realizadas palestras e abertura de espaços para formalização de convênios e/ou adesão a programas de Governo existentes.

Para o governador, a realização de encontros dessa natureza é uma forma de fortalecer a aliança entre os poderes, contribuindo para uma gestão mais eficiente e com mais benefícios para a população. “Temos recursos para ampliar as parcerias com as prefeituras. Mas é preciso que os prefeitos façam o dever de casa. Nesse encontro, vamos apresentar os principais programas que podemos executar em parceria”, ressalta Wilson Martins.

Programas a serem apresentados

Na área da Educação serão apresentados projetos de pactuação relacionados ao transporte escolar, expansão do Ensino Técnico e da Mediação Tecnológica no interior e a realização de cursos de formação continuada de professores. Enquanto a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) priorizará ações como o Programa Água para Todos, construção de microbarragens e cisternas, programa de aquisição de alimentos, Crédito Fundiário, ações de combate à pobreza rural, fomento aos arranjos produtivos locais, a exemplo do mel e da piscicultura, bem como a aquisição de patrulhas mecanizadas.

Já no âmbito da Saúde serão apresentados aos prefeitos a implantação do Samu aéreo e o co-financiamento da atenção básica. A frota do Transporte Aeromédico pode ser composta por três tipos de aeronaves, tais como Avião King Air, Seneca e helicóptero AS 50 (esquilo), tornando o Piauí uma referência para a região Norte e Nordeste. Outras parcerias que poderão ser intensificadas são relacionadas a obras de infraestrutura hídrica e a instalação de Espaços ou Salas de Cidadania, entre outras.

Fonte: pi.gov.br