O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) e a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP) firmaram uma parceria, nesta quarta-feira (21), para ampliar o funcionamento do programa “Crack, é possível vencer” na zona sul de Teresina.
A parceria irá funcionar com a implantação de uma base móvel na parte externa do prédio David Solano, que fará o monitoramento eletrônico da região próxima ao Detran-PI. “Vamos utilizar parte do pátio do Detran para estacionar o ônibus do programa, que irá coibir a questão do tráfico de drogas na região”, explica o tenente Galvão, da SSP.
Para o diretor de habilitação do Detran-PI, Venâncio Cardoso, a parceria também é uma forma de garantir segurança aos candidatos de exames práticos. “É uma parceria de importância porque esse ônibus, que tem a capacidade de registrar imagens 24h por dia, vai ficar estacionado no nosso pátio”, ressalta.
Venâncio ainda destaca que a ação faz parte do esforço da nova direção do Departamento para aumentar a transparência e lisura na realização dos exames práticos. “Com o sistema de monitoramento da SSP não haverá dúvidas acerca do que acontece durante o exame. Os vídeos poderão ser usados como documento em caso de reclamações”, comenta o diretor.
A base móvel é uma das ações do programa para reduzir a oferta de crack e outras drogas ilícitas, pela repressão ao tráfico, crime organizado e pela garantia de condições de segurança. O sistema de monitoramento eletrônico integra as ações do programa “Crack, É Possível Vencer”, que envolve três frentes de atuação: prevenção, cuidado e autoridade.
Fonte: CCom