O Departamento Estadual de Trânsito – Detran-PI anunciou nesta segunda-feira (02/03) a suspensão do envio do Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV através dos serviços dos Correios. A decisão foi tomada após o aumento da demanda de expedição do documento entre os meses de janeiro e março, período que é oferecido descontos no pagamento do Imposto de Propriedade Veicular Automotivo – IPVA e também em decorrência do lançamento do CRLV Digital.

Com a suspensão do envio do documento físico, os proprietários de veículos podem retirar o documento indo pessoalmente até o Detran-PI ou acessando o aplicativo  CRLV Digital para baixar digitalmente ou imprimir o documento, sem precisar enfrentar filas.

O aplicativo CRLV Digital pode ser acessado através de um dispositivo móvel, mesmo off-line, ou seja, sem internet.

A versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico. Para ter o documento digital, o proprietário tem que ter pago o licenciamento anual do veículo. O acesso ao CRLV Digital é possível adicionando o documento após download do aplicativo CDT, disponível no Google Play e App Store. O cadastramento do veículo pode ser realizado no próprio aplicativo.

“Esse foi um grande avanço, é a tecnologia a serviço do cidadão. Agora ficou muito mais fácil, rápido e seguro para o condutor adquirir a sua documentação veicular: baixa o aplicativo, faz o cadastro, insere seus dados e se estiver com o pagamento em dia, aguardará a opção digital estar disponível para utilizar esta ferramenta. Descomplicado, economizando tempo e recursos do Estado com a impressão da documentação, evitamos assim também filas e contratempos ao usuário.”, destaca o diretor geral do Detran PI.

Para o usuário que não possui smartphone, a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) desenvolveu a alternativa pioneira de imprimir o CRLV no site do Detran. “Colocando no site, em qualquer lugar do estado, o cidadão tem acesso. Pode imprimir numa folhinha comum e colocar na carteira”, pontuou Antonio Torres, diretor-presidente da ATI.O documento eletrônico de veículos tem o mesmo valor legal do CRLV impresso.

“O CRLV contém todas as informações do documento impresso e um “QR code” para leitura rápida e informatizada. São inúmeras as vantagens.”, finaliza Arão Lobão

É importante destacar: de acordo com o Código de Trânsito, o motorista que for parado sem o documento -impresso ou digital- comete infração gravíssima e pode receber multa de R$ 293,47, 7 pontos na carteira, além de ter o veículo removido. Portanto, se teve problemas com em receber o documento físico, rapidamente você poderá receber digital ou impresso no site , gratuitamente.

Fonte: Meio Norte