Os cidadãos têm até 8 de maio para regularizarem sua situação com a Justiça Eleitoral a fim de que possam exercer em outubro seu poder democrático através do voto. Em Parnaíba, o prédio onde funciona o cartório das 3ª e 4ª zonas, no bairro Nossa Senhora de Fátima, está em obras, o que não afeta o atendimento ao público – que está ocorrendo normalmente no Centro de Qualificação Profissional Joana de Moraes Souza (Jeanete Souza) – na Avenida Chagas Rodrigues, no Bairro Nossa Senhora do Carmo. 

Cartório das 3ª e 4ª Zonas Eleitorais. (Foto: Reprodução, redes sociais)

“[…] Foi o local mais adequado que a gente encontrou, até pela facilidade de acesso, porque a gente atende os eleitores da Ilha Grande e aqui era o local mais acessível pensando na Parnaíba toda e Ilha Grande”, explicou a diretora do Cartório da 4ª Zona Eleitoral do Piauí, Margaret Alacoque.

Em ano eleitoral, é preciso estar atento às fake news, como as relacionadas ao cadastro biométrico. 

Implementada no Brasil em 2008, a biometria é uma forma de tornar mais seguro o processo eleitoral. A coleta digital dos eleitores é obrigatória e gratuita. No entanto, apesar da obrigatoriedade da coleta, os eleitores que não têm o registro da biometria não serão impedidos de votar, assim como os que fizeram o procedimento há mais de 10 anos. 

“Surgiu um boato que precisaria fazer a atualização biométrica de quem estava com a biometria há mais de 10 anos, mas não é necessário. O eleitor não precisa se deslocar para cá achando que tem que fazer a biometria porque está com mais de dez anos”, esclareceu. 

E atenção aos documentos necessários para regularizar sua situação com a Justiça eleitoral;

Documento oficial de identidade com foto; 

Comprovante de residência recente;