Foto: Prefeitura Municipal de Parnaíba

Noivas, noivos, padrinhos, madrinhas e convidados. Além destes, centenas de pessoas se reuniram nesta quarta-feira (14) para acompanhar o casamento comunitário realizado pelo Tribunal de Justiça do Piauí, em convênio com a Prefeitura Municipal de Parnaíba. No centro cívico, dezenas de casais estavam prontos para conceder o sim quando fossem perguntados, e aquele momento era de comemoração tanto para os noivos, quanto para nossa cidade, que completava 169 anos.

O casamento comunitário faz parte dos inúmeros serviços ofertados através do Programa Justiça Itinerante, que desde o começo da semana, vem realizando diversos atendimentos jurídicos na Praça Santo Antônio. O presidente da Associação Brasileira dos Magistrados, Nelson Henrique Calandra, diz ter ficado feliz em participar deste momento e ressaltou que os parnaibanos estão de parabéns, pois com tantas inscrições para o matrimônio, demonstra que a cidade acredita na solidificação da família. Já o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, ficou surpreso com tantas inscrições e agradeceu ao TJ-PI pela parceria.

Quem primeiro recebeu a certidão de casamento no Centro Cívico, foi o casal mais idoso inscrito. Senhor José Pedro do Nascimento e Dona Josefa Faustina do Nascimento foram até a mesa onde estavam as certidões de casamento e receberam a sua. E no final teve até beijo. E como eram mais de cem casais, o jeito era fazer uma chamada oral. Do seu lugar, os noivos respondiam o sim. Depois era só pegar a certidão que comprovava o casamento por lei. Casais juntos a anos, meses, novos, ou mais experientes, disseram o sim ontem a noite. E não importava a idade ou o tempo de convivência, pois o sentimento era o mesmo para ambos, felicidade.