Uma língua gestual para comunicação com os surdos, entre eles e com as demais pessoas é a LIBRAS, que é o segundo idioma oficial do Brasil. O Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais foi comemorado no final da tarde de terça-feira (24/04) no Centro Cultural de Línguas Monsenhor Antônio Sampaio, Bairro Nova Parnaíba, em Parnaíba.
O encontro comemorativo foi articulado pelo Centro Cultural de Línguas e a Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Parnaíba que fizeram alusão a Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe da Língua Brasileira de Sinais. Portanto, um avanço expressivo na inclusão das pessoas surdas no Brasil.
Para a estudante surda Josiane Vasconcelos a Língua Brasileira de Sinais foi um avanço para a necessidade de comunicar. Para quem é intérprete da LIBRAS é muito gratificante o contato com os surdos e a utilidade da língua para comunidade surda. O Júnior Costa disse que aprendeu sozinho a LIBRAS e passou a conviver mais com os surdos.
A Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão, e cada país tem sua língua gestual. A LIBRAS, por exemplo, teve influência na Língua de Sinais Francesa. A LIBRAS é uma forma de comunicação e expressão de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria.
Por Daniel Santos