O curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí obteve o melhor desempenho no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Com 64% de aprovação, o Campus do Dirceu conseguiu aprovar 16 dos 25 alunos inscritos no exame.
A Uespi também obteve bom desempenho no exame da OAB nos campi Torquato Neto, no Pirajá, em Teresina, com 28,24%; e em Parnaíba, atingindo 44,19%. No ranking de desempenho, a Universidade Federal do Piauí obteve o segundo lugar com 63,41%, aprovando 26 alunos de 43 inscritos. Com o resultado, o campus Clóvis Moura, localizado no Dirceu, ocupa a 29ª posição no Brasil, enquanto que a UFPI ocupa o 30° lugar. A Uespi possui seis dentre os dez melhores cursos piauienses.
Além do curso de Direito, a Universidade Estadual do Piauí também obteve êxito nos cursos da área de Saúde no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Segundo Carlos Alberto de Porto, assessor da Residência Médica da Faculdade de Ciências Médicas (Facime), Medicina, Enfermagem de Parnaíba, Fisioterapia e Psicologia obtiveram a nota máxima (nota 5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.
O curso de Medicina obteve a nota 5 pela primeira vez. Fisioterapia também atingiu a nota 5 pela terceira vez. Psicologia, segundo Carlos Alberto, já era 5 e não foi avaliada neste ano. Enfermagem de Teresina também não foi avaliada, mas obteve nota 5. O bom desempenho dos alunos da Uespi nos exames da OAB e ENADE dá credibilidade à instituição.