A doação de sangue está muito escassa em Parnaíba, o momento de doenças sazonais tem agravado ainda mais. Os sangues com fator negativo estão muito escassos; por isso a necessidade de que as pessoas se motivem a doar. “Frequentemente a gente já tem essa dificuldade maior nesse tipo de doação que se enquadra nesse grupo especial e, principalmente, nesse período em que há uma maior evasão de doadores no Hemocentro, a gente sofre bastante com essa queda no estoque” enfatizou Rafaela Oliveira, coordenadora do Hemocentro Regional de Parnaíba.

 

No mês de janeiro é comum haver baixa de doações; contudo, o início de 2022 tem trazido mais desafios. Na manhã de ontem (17/01), a realidade do hemocentro de Parnaíba era de sala de doação vazia. Realidade frequente nas últimas semanas. Isso traz reflexos negativos nas diversas unidades de saúde da região. “Nesse momento a gente está em situação de alarde, fazendo convocação para que possam comparecer aqueles que se sentem bem de saúde para poder continuar prestando serviço”, convocou Rafaela Oliveira.

 

As doenças sazonais acabam afetando o ritmo de doações de sangue. A realidade de ausência de doadores instiga uma necessidade urgente de presença e especialmente doações que salvam vidas.