O deputado estadual Dr. Hélio (PR) concedeu entrevista ao Jornal da Costa Norte nesta sexta-feira (09). O parlamentar falou sobre o início das atividades da Assembleia Legislativa do Piauí em 2018, cuja primeira sessão do ano ocorreu na segunda-feira passada. O deputado destacou temas importantes no que diz respeito sua atuação no legislativo estadual.
Recentemente, Dr. Hélio apresentou o projeto para a criação de um cadastro de pedófilos no Piauí, que ficar sob a responsabilidade da Secretaria da Segurança Pública e qualquer cidadão poderá ter acesso ao cadastro. A inserção no cadastro está condicionada à condenação transitada em julgado em processos de crimes contra dignidade sexual de crianças e adolescentes e de crimes previstos na Lei nº 8.069/90 do Estatuto da Criança e do Adolescente, até a reabilitação penal.
“A adoção dessa política em nosso Estado tende a evitar essa triste prática de pedofilia, que infelizmente pode estar em qualquer lugar. Sabemos da dificuldade que há nos casos de apuração desse crime, pois muitas vezes as vítimas não falam por medo de novas agressões ou com medo de reviver o sofrimento. Então, saber quem são os pedófilos é muito importante para proteção dos nossos filhos, para assim adotar medidas de prevenção e orientação a toda família”, comentou o deputado.
O registro deverá ter nome completo, com dados pessoais e foto; grau de parentesco ou relação com o agente; idade do agente e da vítima; circunstâncias e local em que o crime foi praticado; e endereço atualizado do agente.
Ainda na entrevista, o parlamentar falou sobre obras importantes em execução no litoral piauiense, tais como a reforma da Ponte Simplício Dias e o alargamento da estrada que liga Parnaíba à Ilha Grande de Santa Isabel. Segundo ele, o governador Wellington Dias se comprometeu a dar continuidade e finalizar ambos os projetos. Por fim, também foram mencionadas a melhorias estruturais que o deputado tem articulado para o Hospital Dirceu Arcoverde.