Transporte ferroviário: Piauí terá novas ferrovias

Estrada de ferro vai ligar Simplício Mendes a Altos. O Governo pretende também restaurar a ligação ferroviária Altos-Luís Correia.

O novo edital para contratação de serviços de consultoria especializada para elaboração do projeto básico e executivo para a implantação do ramal ferroviário de cargas, ligando as cidades de Altos a Simplício Mendes, será lançado no início de abril.

A informação é do secretário estadual dos Transportes, Avelino Neiva. O primeiro edital havia sido cancelado para novas adequações ao projeto. “O edital já está pronto e no início do próximo mês será publicado no Diário  de Oficial.

A nova estrada de ferro vai garantir o acesso da produção dos Cerrados piauienses ao futuro porto de Luís Correia, no litoral do Estado, a partir da Transnordestina, oferecendo mais alternativa a produtores e exportadores.

O ramal ferroviário terá cerca de 375 quilômetros de extensão e ligará a antiga Estrada de Ferro Central do Piauí à Ferrovia Transnordestina, à altura da cidade de Simplício Mendes. O Governo pretende também restaurar a ligação ferroviária Altos-Luís Correia.

A Transnordestina, com mais de 400 quilômetros de trilhos no Piauí, vai ligar a região aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco, mas o governador quer que o porto do Piauí também faça parte desse processo.

Com informações do Jornal da Parnaíba