O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) divulgou, na tarde desta sexta-feira (1), o edital do concurso da Polícia Penal do Piauí. Ao todo, serão 200 vagas para contratação imediata, sendo 150 para ampla concorrência e 50 para cotas raciais, e outras 200 vagas para cadastro de reserva para policial penal do estado. Os candidatos devem ter ensino superior completo em qualquer área.

CONFIRA AQUI O EDITAL NA ÍNTEGRA

As inscrições para o concurso serão iniciadas no próximo dia 11 de março, por meio do endereço eletrônico do Nucepe, com taxa no valor de R$ 142. Doadores de sangue, medula óssea, candidatos desempregados, com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo, e que tenham trabalho como mesário terão direito a isenção da taxa.

Tanto a prova dissertativa como a objetiva, com 30 questões de conhecimentos básicos e 30 conhecimentos de específicos, serão realizadas no dia 28 de abril.

Os aprovados terão uma jornada de trabalho integral, com jornada de 44 horas semanais, com duração diária e escala de trabalho fixada de acordo com as peculiaridades das funções. A remuneração será de R$ 6.496,73, além de vantagens devidas pelo efetivo desempenho do cargo.

O concurso havia sido autorizado pelo governador Rafael Fonteles (PT) no mês passado.

Mais concursos públicos

Além da Polícia Penal, foi autorizado a realização de concurso público para 110 vagas para Analista Governamental (Sead e Seplan), nas áreas de Gestão Pública, Infraestrutura e TI, e para Analista Previdenciário (Piauí Previdência).

O governador também determinou à equipe econômica do Estado do Piauí que inclua na proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que será enviada em abril para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), previsão de concurso público para áreas de Saúde, Educação e Segurança (Polícia Civil) em 2025.

Haverá ainda concurso público, até 2025, para a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) com vagas para auditor fiscal, auditor governamental, analista e agente. E também concurso para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) com vagas para procurador.