A implantação de aulas de educação física nas escolas do Município, para aluno do ensino fundamental, e a realização de concurso público para a contratação de profissionais de educação física para a rede municipal de ensino foram as principais reivindicações apresentadas na manhã de quinta-feira, por representantes da categoria, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, requerida pelos vereadores André Neves, Ricardo Veras e Fátima Carmino, a pedido de professores da área.
Para tratar do assunto estiveram presentes: o Secretário Municipal de Gestão, Alcenor Candeira Filho, que representou o prefeito Florentino Neto, que está viajando ao Rio de Janeiro; a professora Maria Eunice Cardoso, representando a Secretária de Educação Rosany Correia, que se encontra em Teresina, para audiência com o secretário Átila Lira, da Educação; o Superintendente de Esportes, Arlindo Leão, o representante do Conselho Regional de Educação Física, Eurico Campos, o representante da Gerência Regional de Educação, Marcos Antônio e vários educadores físicos compondo a plateia.
Sob a coordenação da presidente da Câmara, vereadora Neta Castelo Branco, e dos vereadores que propuseram a audiência, Fátima Carmino, Andre Neves e Ricardo Véras, foi dada a palavra ao representante do Conselho Regional de Educação Física, Eurico Campos, que juntamente com o representante da G.R.E, professor Marcos Antônio, discorreram sobre a importância da atividade física para a criança, principalmente nas séries iniciais, destacando que “quem afasta as crianças e adolescentes das ruas não é o esporte em si, mas a orientação que recebe do orientador de educação física”. Foram cobradas do Secretário Municipal de Gestão, professor Alcenor Candeira e da representante da SEDUC, Maria Eunice, explicações a respeito do concurso realizado em 2010, com oferta de 22 vagas, no qual foram aprovados apenas dois candidatos.
Citando os avanços experimentados no setor educação em Parnaíba, inclusive na questão salarial, Alcenor Candeira disse reconhecer a legitimidade da reivindicação e prometeu que a prefeitura deve fazer o concurso dentro da disponibilidade de recursos. Foi esclarecido ainda que o concurso de 2010, que foi prorrogado por mais 2 anos, termina a validade somente este ano, razão pela qual desde 2011 estão sendo contratados alguns a professores a título precário, a fim de solucionar as demandas que surgem junto à SEDUC.
Alguns professores da plateia se manifestaram pedindo maior divulgação quando da contratação de novos professores para este ano, o que vem sendo vendo através de análise de currículos, enquanto o prefeito Florentino não define a realização de concursos. O secretário Alcenor Candeira pediu a compreensão de todos na espera do concurso, assegurando sua realização o mais breve possível.
Os vereadores também se manifestaram no final, agradecendo a presença de todos e destacando a importância de mais uma Audiência Pública, quando a Câmara se reúne para solucionar problemas da população, através de suas diferentes categorias profissionais.
Fonte: Ascom