O Partido dos Trabalhadores realiza no próximo domingo (10), das 9h às 17 horas, no CEEP Petrônio Portela, por traz do Liceu Parnaíba, o Processo de Eleições Diretas (PED) para a escolha das novas direções nacional, estaduais e municipais. Em todo o país, mais de 800 mil filiados estão aptos a votar no PED.

Seis candidatos disputam a presidência nacional do PT: Rui Falcão, que concorre à reeleição, Markus Sokol, Valter Pomar, Serge Goulart e os deputados federais Paulo Teixeira (SP) e Renato Simões (SP).

No Piauí a suplente de senador, Regina Sousa é candidata única à presidência, depois de muitas discussões o Partido chegou a um consenso no estado e lançaram uma única chapa com a participação de todas as correntes internas do PT e escolheram Regina como candidata.

Em Parnaíba 767 filiados estão aptos a votar no próximo domingo, dois candidatos e duas chapas disputam a presidência e o diretório respectivamente, de um lado o Atual Presidente Edivan França apoiado pela chapa O Partido da Classe Trabalhadora que reúne três correntes internas do Partido (Articulação de Esquerda, Setores da Unidade na Luta e a Articulação Pela base) e Pela oposição esta Edmilson Pereira, apoiado pela Chapa O Partido que Muda Parnaíba, que reúne integrantes da Corrente Unidade na Luta.

Segundo Robson Rodrigues Coordenador do Processo no município, o PED movimenta toda a regional do PT na Planície Litorânea com 11 municípios, “Foi uma determinação da executiva Municipal através do Presidente Edivan França, que nos orientou a dar suporte não só as chapas que disputam em Parnaíba, mas aos demais diretórios da região, para isso equipamos a sede com computador, internet, impressoras e toda a logística necessária para fazermos desse Processo uma verdadeira mobilização dos filiados, o PED foi instituído em 2001 e, a partir de então, é o grande momento da democracia interna do PT”, disse Robson.

É esperada uma grande movimentação no CEEP no próximo Domingo, segundo o coordenador do processo o resultado sai logo após a votação, a apuração acontecerá no auditório da escola e por volta das 19h os militantes petistas já saberão quem irá guiar os rumos do partido nos próximos quatro anos.

Fonte: Comissão Organizadora