João Unimagem e o apresentador José Galas, em entrevista no estúdio da TV Costa Norte (Foto: ProParnaiba)

Na série de entrevistas realizadas pela TV Costa Norte com os pré-candidatos a prefeitura de Parnaíba, nesta quarta-feira (20/06), foi a vez do pedetista, João Batista Gonçalves, conhecido como João Unimagem.

Inicialmente, o pré-candidato foi interpelado a respeito da organização política da campanha, os desafios desde colocação do seu nome a disposição do partido, alianças e oposição.

João disse que não foi fácil chegar onde está, mas está às vésperas de concretizar mais uma etapa de luta. “Quando assumimos o PDT foi para que o partido nos desse as condições para fortalecer o nosso nome para a candidatura desse ano”, afirmou.

Ele seguiu dizendo que sempre ultrapassou etapas com tranquilidade, serenidade e sempre acreditou no presidente estadual do PDT, Flávio Nogueira, que teria o apoio deste para a sua campanha.

Quando questionado sobre pressões políticas, João Unimagem disse que em Parnaíba surgiram novas lideranças e isso tem incomodado as famílias tradicionais que não aceitam que pessoas humildes possam chegar a ser um administrador público.

João disse que seu nome estar entre um dos mais lembrados nas pesquisas eleitorais, deve-se ao fato de que ele é o único que ainda não foi testado na administração pública, e quando a população dá a oportunidade ao gestor e ele não corresponde, ele não terá mais chances. “Ninguém chega a uma situação dessas sem ter feito nada, e nós fizemos”, afirma.

João Unimagem afirmou que de sua parte, os parnaibanos podem esperar uma campanha sem “baixarias”, ou qualquer outro tipo de agressão. Informou que seu tempo de propaganda na TV será de aproximadamente 12 minutos.

Quanto a cassação de Fernando Gomes do PC do B, que poderá vir a ser seu candidato a vice na chapa majoritária, João Unimagem disse que o processo não abalou a situação política do grupo, pois, segundo ele, Gomes tem muito serviço prestado a cidade, e que isso só aconteceu porque ele não concordava com algumas ideias do PT e procurou outro partido.

Ao falar sobre o tema saúde, João disse que este é um problema crônico na cidade de Parnaíba, já que não há profissionais suficientes para atender nos PSF’s, e que os postos de saúde da família não conseguem atender a demando o que ocasiona a lotação no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, instituição que o pré-candidato afirmou faltar materiais como luvas.

Unimagem contou que tem uma vasta experiência com relação a saúde, já que trabalhou na urgência e emergência do hospital ao qual prestou serviços, onde pôde ver o que pode ser feito para melhorar no setor. Quanto a isso ele disse, que se eleito, realizará um convênio com os hospitais particulares, onde seja possível um “rodízio” de plantões, com o intuito de “desafogar” o HEDA.

Lembrou que há a necessidade de ter em funcionamento nos estabelecimentos hospitalares, setores neurológicos, oncológicos e de obstetrícia, pois o hospital estadual não consegue realizar todos os procedimentos, tanto por falta de estrutura, como também os profissionais da saúde que são mal pagos. “Nós vamos tentar resolver, mas não prometo solucionar”, declarou.

Ainda referente à saúde, o pedetista disse que há uma grande evasão de profissionais da saúde na cidade de Parnaíba por conta da falta de emprego. “O curso de Medicina atrairá investimentos, onde grandes empresários procurarão trazer suas clínicas para se instalarem em Parnaíba”, disse.

No que diz respeito aos ambulantes, o pré-candidato afirmou que não há a intenção de prejudicar ninguém, e que fará um shopping climatizado para que estes trabalhadores informais possam expor suas mercadorias, além da possibilidade de revitalização do centro da cidade através de um bom diálogo com os envolvidos.

Ao falar sobre a violência, ele disse que o problema está na falta de políticas públicas voltadas para os jovens, onde haja um grande investimento na educação, pois se assim for feito, a juventude não se envolverá em práticas criminosas. Como solução, apontou o diálogo com conselhos e governo do estado no intuito de ajudar o município no desenvolvimento de projetos neste sentido.

No que diz respeito à educação, João fez uma crítica à fala do ex-senador Mão Santa, que em entrevista ontem disse que as escolas municipais se ele voltar a prefeitura, preparará o aluno para que já saia passado no vestibular. “Cada qual no seu cada qual”, disse Unimagem. O ensino básico compete ao município, mas o preparo para universidade é por conta do governo do estado.

Em se tratando de programas sociais implementados desde a gestão do ex-presidente Lula, o pré-candidato pedetista disse que estes melhoraram e muito a vida das pessoas. “Vamos a Brasília conversar com a Dilma para buscar desenvolvimento para Parnaíba”, declarou.

Com informações do ProParnaiba