Em dia de homenagem para Everto Ribeiro pelo gol de placa diante do Flamengo pela Copa do Brasil, o Cruzeiro venceu por 1 a 0 o próprio Rubro-Negro neste domingo, às 16h, no Mineirão, agora em jogo válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória cruzeirense foi o troco pela eliminação da Copa do Brasil, há dez dias.
Com o resultado o time mineiro foi a 40 pontos, se manteve líder isolado e abriu seis pontos do segundo colocado. Já o Rubro-Negro ficou com os mesmos 22 pontos e mais próximo da zona de rebaixamento.Na próxima rodada, o Cruzeiro enfrenta o Goiás, quarta, às 21h, no Serra Dourada. Já os comandados de Mano Menezes recebem o Santos, quinta-feira, às 21h, no Maracanã.
PRIMEIRO TEMPO MORNO
A partida começou com o Cruzeiro pressionando bastante o Flamengo no campo defensivo do time carioca. Nas vezes que o Rubro-Negro ia ao ataque, não assustava o goleiro Fabio. Aproveitando os espaço deixados por André Santos na esquerda, a maioria das jogadas criadas pelo time mineira eram nas costas do lateral.
As iniciativas do jogo eram sempre tomadas pela Raposa, já que o time da Gávea aparentava muita apatia. O primeiro lance que levantou a torcida veio aos 30 minutos, após uma cobrança de falta de Egídio para a área de Paulo Victor, o goleiro rebateu para a entrada da grande área e, de primeira, Everton Ribeiro acertou um belo chute. O arqueiro rubro-negro espalmou para a linha de fundo em uma linda defesa.
O Cruzeiro quase abriu o placar nos minutos finais. Em um cruzamento, o zagueiro Samir tirou de qualquer maneira e quase colocou para dentro do próprio gol. No escanteio, Nilton cabeceou no travessão.
Preocupado com o cartão amarelo de Egídio, Marcelo Olibera tirou o lateral-esquerdo e colocou Mayke, que foi para a direita e Ceará passou a atuar na lateral oposta. Mano preferiu não mexer na volta do intervalo.
O Rubro-Negro voltou um pouco mais atento. Em uma roubada de bola de Everton Ribeiro, Rafinha armou um rápido contra-ataque, que lançou Hernane. Na finalização Dedé chegou interceptando a jogada e colocando para a linha de fundo.
Aos oito minutos, na primeira jogada de qualidade e com toques de bola, Mayke recebeu na lateral, olhou para dentro da área e achou Ricardo Goulart sozinho. Em um momento de sorte, o atacante não conseguiu cabecear, mas a bola bateu na coxa, acertou a trave e voltou no pé do camisa 31, que não desperdiçou. Tento que o time mineiro já merecia pelo que vinha apresentando na partida.
O gol cruzeirense deixou o Fla mais apático ainda. Com isso, Hernane pouco recebia bolas no ataque. Quando a bola chegava ao ataque rubro-negro não criava perigo. Pelo lado mineiro, Borges deu lugar a Dagoberto e Mano tentou dar um gás novo ao time. Carlos Eduiardo, Nixon e Bruinho entraram no jogo, mas pouco mudaram o panorama do duelo.
Com 1 a 0 no placar, o Cruzeiro apenas segurou o resultado, jogando nas falhas do time de Mano Menezes. Com boa atuação, Paulo Victor foi o responsável para que o placar não fosse mais elástico no Mineirão.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 1 X 0 FLAMENGO
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data-Hora: 8/9/2013 – 16h
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Nadine Schramm Camara Bastos (SC)
Renda/Público:
Cartão amarelo: Egídio, Ricardo Goulart e Lucas Silva (CRU), Cáceres e Bruninho(FLA)
Cartões vermelhos: –
Gol: Ricardo Goulart, 8’/2ºT (1-0)
CRUZEIRO: Fabio, Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio (Myke, Intervalo); Nilton, Lucas Silva, Everton Ribeiro, Ricardo Goulart; William(Alisson, 40’/2ºT) e Borges(Dagoberto, 22’/2ºT). Técnico: Marcelo Oliveira
FLAMENGO: Felipe; Léo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Luiz Antonio(Carlos Eduardo, 29’/2ºT), Cáceres, Elias e Gabriel(Bruninho, 29’/2ºT); Rafinha(Nixon, 18’/2ºT) e Hernane. Técnico: Mano Menezes.
Fonte: Esportes