Biblioteca comunitária na zona rural de Parnaíba (foto: Daniel Santos)

Como forma promover o desenvolvimento da cultura na comunidade rural do povoado Baixa da Carnaúba. A ação vai trazer resultado nas atividades produtividades da família.

A promoção da leitura edificante entre estudantes e a leitura completar entre os adultos levou a Empresa Brasileira De Pesquisa Agropecuária do meio-norte do Piauí a implantar uma Biblioteca Comunitária na unidade escolar do município Professora Maria Celeste de Jesus, localizada no povoado Baixa da Carnaúba, zona rural de Parnaíba.  Segundo o doutor Francisco José de Seixas Santos, coordenador técnico da Embrapa, a biblioteca é resultado de um trabalho de responsabilidade social da Embrapa com estudantes e seus pais.

A solenidade de inauguração aconteceu na tarde de terça-feira (24) onde foram apresentados os objetivos da Biblioteca Comunitária surgida a partir das doações de funcionários da Embrapa. Participaram do evento, o prefeito Florentino Neto, a secretária de educação Rosany Corrêa, Câncio Neto, secretário do setor primário e comunidade escolar.

A iniciativa de construir uma biblioteca na comunidade rural serve de modelo para outras empresas. A disposição de livros próprios de agricultura, didáticos e paradidáticos bem como revistas devem trazer resultados na formação dos alunos e na produtividade dos pais já que muitas das obras tratam do plantio. Então, esta iniciativa foi oportuna segundo a diretora da escola, a Lúcia Miranda.

A escola Maria Celeste recebeu a iniciativa dos funcionários da Embrapa como uma ação valorativa da comunidade a partir dos alunos, com participação dos pais, para que possa ter resultados nas atividades produtivas da família. Acima disso, o acesso aos livros promove o hábito da leitura e da construção do pensamento.

Maria Celeste de Jesus foi fundada em 1987 onde atende um público essencialmente da zona rural. Com esta ação os alunos não vão precisar mais fazer tantos descolamentos para a zona urbana em busca de livros para estudar.