Secretário Rafael Fonteles diz que empréstimo do Piauí já está assinado e publicado (Foto: Assis Fernandes/O Dia)
Secretário Rafael Fonteles diz que empréstimo do Piauí já está assinado e publicado (Foto: Assis Fernandes/O Dia)

O Governo do Piauí espera que os R$ 315 milhões do empréstimo com a Caixa chegue às contas do Estado em até 15 dias. A Secretaria de Fazenda divulgou a publicação do extrato no Diário Oficial da União e os recursos devem ser utilizados para conclusão de obras e serviços ao longo deste ano no Piauí. Soma-se a este valor, outros R$ 300 milhões referentes à segunda parcela de empréstimo já em andamento também com a Caixa.

Segundo o secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, a liberação dos recursos vai repercutir no desenvolvimento do Estado porque vai garantir a continuidade e finalização de obras importantes para o Piauí. “Com esses recursos liberados dessas duas operações podemos avançar nesse sentido, de dar continuidade e finalizar essas obras, como é o caso da duplicação das BRs, da Transcerrados, que beneficia não apenas o sul do Estado, mas o próprio PIB do Piauí, que tem crescido em função do agronegócio, além da adutora do litoral e de outras obras de rodovias e mobilidade urbana que ajudam a melhorar a infraestrutura e a nossa economia”, comenta.

A liberação ocorre dias depois do Banco Central impedir a liberação de empréstimos a governos estaduais e prefeituras que tenham como garantias de pagamento, recursos de tributos estaduais e fundos de participação. Ao O DIA, a Secretaria de Fazenda informou que a medida não atinge o empréstimo do Piauí porque neste caso, a garantia vem da União. “Nenhum risco. O nosso empréstimo é com aval da União e já está assinado, homologado e publicado”, disse Rafael Fonteles.

Fonte: Jornal O Dia