Projetos de pesca e aquicultura são trabalhados fomentam mais desenvolvimento e sabres para garantia de rendas e mais oportunidades de trabalho. Profissionais, empreendedores, acadêmicos participam do X Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura apoiados pela CODEVASF no Norte do Piauí, que aconteceu na quarta-feira (23/11) na Universidade Federal do Delta do Piauí (UFDPar). Diversas iniciativas foram apresentadas.

Iniciativas como o Selo de Inspeção Municipal de Origem Vegetal e Animal de Oeiras foram apresentadas como incentivo a qualidade na produção e comercialização. Segundo veterinário Jefferson Luís, o trabalho desenvolvido pelo Serviço e Inspeção garante níveis de qualidade no comércio.

O melhor aproveitamento do peixe, em tudo o que pode ser ofertado, é alvo do trabalho da pescadora e instrutora de cursos Maria Aparecida Mendes (foto acima). É possível a produção de produtos alimentícios de alto valor, bem como produtos de beleza. Ela difunde esse trabalho no Estado da Bahia. São fertilizantes, ração, óleos, flores, carteiras, linguiças, flores, biojóias, sabonetes e outros que ela produz com tudo o que o peixe pode oferecer como matéria.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é uma empresa pública brasileira, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional que através de eventos com este promove a sustentabilidade e contribuindo com a redução das desigualdades sociais.