Com destaque nos instrumentos de sopro alguns privilegiados ouviram música de elite no V Encontro de Bandas ocorrido na noite de domingo (17) na avenida de São Sebastião no bairro Piauí. O evento apresentou algumas bandas mantidas pelas prefeituras de municípios vizinhos. O costume de tocarem apenas em eventos oficiais deu espaço a arranjos de canções mais populares e também clássicos mais conhecidos.
Uma das bandas convidadas, a do município de Buriti dos Lopes, foi entre as primeiras a se apresentar. As execuções trazem como resultado a valorização da cultura e da arte da boa música. Com base na disciplina, os músicos apresentaram os arranjos trabalhados por um grupo jovem. Enfim atingiram o objetivo pretendido. É possível perceber o nível das apresentações musicais apresentadas.
Em seguida a banda municipal de Parnaíba, a Simplício Dias da Silva, se apresentou completa, um momento raro. Já nos 100 anos de idade foi destacada por sua história e sua presença atuante nos momentos solenes do município. Desta vez com aspecto de show trouxe a vibração das grandes bandas.
Fundada no dia 26 de julho de 1987, a banda municipal de Luís Correia, também participou do V encontro de bandas. Momento único que demonstrou a dedicação e a paixão pela música dos litorâneos. As apresentações agradaram ao público pequeno, mas seleto.
Por último a Sociedade de Música Tianguaense, SOMUT, de 26 anos de existência, trouxe um grupo de 50 membros entre crianças e adolescentes. Vinda do Ceará está Organização Não-Governamental se apresentou com uma postura ousada. Cada grupo de instrumentos tinha seu destaque e marcou uma impressão nova e lógica de que a execução da música deve estar no campo das emoções. O fortalecimento da música instrumental se deu com a interação das bandas neste quinto encontro.