03Diante da situação de emergência em saúde pública, de importância nacional por conta dos elevados casos de microcefalia, foi realizada na manhã desta terça-feira (12) uma ação na Coordenação Regional de Saúde, sobre o enfrentamento ao mosquito da dengue, que se trata protocolo de vigilância e resposta à microcefalia.

No encontro foi feita a apresentação de uma estratégia de ação, segundo os eixos apresentados pelo Governo Federal, do Plano Nacional de Enfrentamento a Microcefalia. A finalidade era passar informações, orientações técnicas e diretrizes aos profissionais de saúde e equipes de vigilância.

Francisco de Assis Moraes, coordenador do Programa de Dengue no Estado e da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, fez as orientações para que os municípios da Regional elaborem o Plano de Ação, segundo a realidade local. Os eixos a serem trabalhados são Mobilização e Combate ao Mosquito; Atendimento às Pessoas e Desenvolvimento Tecnológico, Educação e Pesquisa.

O foco da intervenção da Coordenação Estadual de Vigilância em Saúde Ambiental é garantir a prevenção combatendo o mosquito da dengue e assegurar mais proteção às mulheres grávidas, através de ações da Atenção Básica em Saúde e Vigilância Ambiental. No Piauí já são 53 casos de microcefalia. O município de Parnaíba já está desenvolvendo ações de conscientização e combate in loco contra o mosquito Aedes Aegypti, a princípio nos bairros onde já houve mais casos de dengue.

Fonte: Prefeitura de Parnaíba