As fortes chuvas que atingem a cidade de Parnaíba nos últimos dias causaram danos significativos em diversos pontos da cidade. Um dos locais mais afetados foi a Avenida das Nações Unidas, no Bairro Canta Galo, onde um processo de erosão comprometeu significativamente parte da calçada e do dique na base da Ponte Virgílio Machado, em frente à Capitania dos Portos. A situação se agrava devido à base da alça da ponte, que permanece inacabada desde sua inauguração.
Diante da gravidade da situação, uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Parnaíba, coordenada pelo major Francisco Costa, realizou uma vistoria no local na manhã de domingo (19/01) para avaliar os riscos de desmoronamento da estrutura. Segundo o major, a equipe constatou a extensão dos danos e a instabilidade da área afetada pela erosão.
Monitoramento
Para garantir a segurança da população, representantes da Defesa Civil do Estado do Piauí e de Parnaíba também realizaram uma vistoria no local na manhã desta segunda-feira (20/01). O superintendente da Defesa Civil de Parnaíba, Felipe Silva, informou que as equipes já estão trabalhando para reparar os danos causados pela erosão. As correções estão sendo providenciadas e estamos aguardando a chegada do material para iniciarmos as obras ainda hoje. Durante esta manhã as equipes iniciaram a construção de pilares auxiliares para conter a erosão.
Risco para moradores e transeuntes
A erosão na Avenida das Nações Unidas coloca em risco a segurança de moradores e transeuntes que utilizam a via diariamente. É importante que a população evite transitar pelo local até que os reparos sejam concluídos.