projeto Ambiente Doméstico Saudável (foto: Divulgação)

A Escola de ensino fundamental Godofredo de Miranda realizou na tarde da última quinta-feira (01) atividades do projeto Ambiente Doméstico Saudável. Entre as atividades aconteceu uma caminhada pelas ruas do bairro Mendonça Clarck, na qual os alunos exibiram cartazes, faixas com mensagens de orientação sobre prevenção de doenças como a dengue e outras. Durante dois meses os alunos receberam orientações de como manter um ambiente doméstico saudável, realizaram redações, objetos artesanais temáticos.

 alt

A diretora da escola, Rosângela Loiola Costa, ressaltou o empenho da comunidade escolar em levar o projeto até a escola. “Os alunos receberam orientações sobre hábitos alimentares e de como proceder sobre alimentos como carne, e leite” disse a diretora.

alt

A coordenadora do projeto, Aglaê Castelo Branco, falou sobre as ações que são desenvolvidas no ambiente escolar com participação dos pais de alunos. Segunda ela, o momento traduz uma das metas principais do projeto que é de atender o maior um número máximo de comunidades.

Ayla Marília, aluna de sétimo ano da escola, falou do que apreendeu no período que participou do projeto. ”Aprendi que não pode deixar água parada, tem que manter limpo o local onde se cria animais. Foi isso”, disse ela.

alt 

alt

Projeto Ambiente Doméstico Saudável

Ambiente Doméstico Saudável, um projeto de ação ampla coma participação publica mantido pela Prefeitura de Parnaíba através da Secretaria de Municipal de Saúde com a Vigilância Ambiental, Centro de Controle de Zoonoses-(CCZ) em parceria com a Secretaria de Educação e Agentes Comunitários de Saúde-(ACS).

O projeto é desenvolvido através de veiculação de campanhas educativas, mobilização comunitária, capacitação de agentes multiplicadores, tendo como foco principal informar a comunidade do conhecimento que trás um ambiente doméstico saudável e ao mesmo tempo conscientizar o cidadão da importância da modificação do comportamento para o desenvolvimento de atitudes adequadas que promovam a saúde e a qualidade de vida. 

Fonte: parnaiba.pi.gov.br