Compondo um movimento juvenil, escoteiros em todo o país trabalham em torno de metas educacionais de jovens, e para jovens, de modo voluntário. Em Parnaíba, o Grupo de Escoteiros do Mar Almirante Antônio César de Andrade, o Gemar 19 Piauí atua há 39 anos, com atividades de caráter intelectual, lúdico e também afetivo.

“Para quem passou pelo grupo vivenciou acampamentos, e outras formas de interação em Parnaíba. Muitos pais procuram o grupo para inserir seus filhos neste contexto social, de desenvolvimento e cidadania. O escotismo é isso, é desenvolver toda essa vivência na prática”, é o que afirma Assis Júnior, diretor de métodos do Gemar.

O grupo, com sede própria no bairro Cantagalo, conta com 64 integrantes de idades a partir de seis anos, que ao final formam uma família, um coletivo sobre o companheirismo, e o trabalho em equipe, como reforça Emanuelle, que integra o Gemar 19 Piauí em Parnaíba, há mais de dez anos. Quanto ao que move Emanuelle a integrar o Gemar por tanto tempo, e a mobilizar mais pessoas a fazerem parte deste grupo de escoteiros, ela é categórica:

“Eu agradeço à pessoa que sou hoje, ao Grupo e Escoteiros do Mar, que trabalha atividades desenvolvidas em equipe, para aperfeiçoar várias áreas do conhecimento.”