O escritor O. G. Rêgo de Carvalho será velado na tarde deste sábado (09) na Pax União, localizado na Avenida Miguel Rosa. Informações preliminares contam que o escritor será sepultado ainda na tarde de hoje, no cemitério Jardins da Ressurreição, em Teresina.

O autor oeirense faleceu na manhã deste sábado, aos 83 anos, e segundo familiares, ele estava internado há oito dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Teresina.

O governador Wilson Martins lamentou a morte do escritor, e em nota, manifestou sua solidariedade à família, a Academia Piauiense de Letras e a todos os piauienses. Confira:

“O Governo do Estado manifesta profundo pesar pelo falecimento do escritor Orlando Geraldo Rego de Carvalho (O. G. Rego de Carvalho), ocorrido neste sábado, dia 9 de novembro. Cidadão exemplar, o escritor nascido em Oeiras, honrou o Piauí com sua produção literária, reconhecida nacionalmente. Entre seus livros mais conhecidos estão Rio Subterrâneo e Ulisses Entre o Amor e A Morte. Em nome dos piauienses, o governador Wilson Martins se solidariza com a família enlutada, a Academia Piauiense de Letras e a todos os piauienses, que têm em O. G. Rego o exemplo de um grande escritor.”

O escritor

Orlando Geraldo Rêgo de Carvalho, nasceu em Oeiras no dia 25 de janeiro de 1930 e aos 10 anos de idade já escrevia para o jornal da escola, mas foi em 1942, ao ler O Guarani, que decidiu ser escritor.

Ele lecionou literatura, e sua paixão pela escrita fez com que lançasse a revista “Caderno de Letras Meridiano”, que acabou se tornando um marco na literatura piauiense. Seu primeiro livro foi lança do aos seus 23 anos de idade e falava do amor e da morte: “Ulisses entre o amor e a morte”.

Suas próximas obras como, Amarga Solidão(1956), Rio Subterrâneo(1967), Somos Todos Inocentes(1971), Como e Por Que Me Fiz Escritor(1989) e Ficção Reunida (2001) fez com que se destacasse e ocupasse a 6ª cadeira da Academia Piauiense de Letras, se destacando como um dos mas importantes escritores do Piauí.

Fonte: Portal Az