Estudante de Parnaíba vence concurso de redação

O Piauí conquistou dois prêmios no 5º Concurso Nacional de Redação do Programa Cooperjovem. A vencedora da primeira colocação na categoria II foi a estudante Ana Beatriz Freitas, 14 anos, de Parnaíba.

Ela recebeu um notebbok, certificado e troféu, em cerminônia realizada em Brasília, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

Em terceiro lugar, na mesma categoria, venceu Érika Maria Andrade Silva, 13 anos, da Cooperativa Educacional e Social de Pedro II (Coesp). Como prêmio ela receberá uma bicicleta e certificado.

O título da redação de Ana Beatriz foi “Jovens: Uma nova porta se abre” e no texto tratou da cooperação como formadora dos jovens para o mercado de trabalho. “À muitos jovens a vida fechou a janela, mas a cooperação abre uma porta de emprego diante de um cenário de desvantagens”, escreveu a estudante na conclusão do texto.

A estudante Érika Maria Andrade Silva abordou a necessidade da educação com enfoque na cidadania a partir de valores e especificou que devem acabar as atitudes individualistas.

Para o presidente do Sistema Ocepi/Sescoop-PI, José Pinto de Alencar, o prêmio é o resultado da qualidade da educação nas escolas cooperativas. “Desenvolvemos as ações do programa Cooperjovem que é voltado para a educação e cidadania dos nossos jovens e os resultados tem sido excelentes”, declara.

A coordenadora do programa no Piauí, Cristiane Cipriano acompanhou a vencedora a Brasília e diz que o futuro é promissor para todos que são atendidos por esse programa.