O economista João Paulo dos Reis Velloso, ex-ministro do Planejamento veio à Parnaíba e defendeu a ideia da criação de um conselho do delta do rio Parnaíba ou delta das Américas como uma estratégia a ser implementada pelo turismo regional.

REIS VELOSO
Foto: Reprodução TV Costa Norte

Ressaltou a importância do potencial turístico e econômico do delta que se compõe de 73 ilhas fluviais com suas peculiaridades e possibilidades de exploração. Com a instituição do conselho ele aposta em mais articulações que movimentem a economia da região. Elogiou também o atual desenvolvimento de sua cidade natal. Durante sua visita observou a praça da graça e defendeu que a forma para a esta tenha a aparência da década de 40.

João Paulo dos Reis Velloso

Formado em economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), foi Ministro do Planejamento durante os governos de Emílio Garrastazu Médici e Ernesto Geisel, permanecendo no cargo entre 1969 e 1979. Sua gestão foi marcada por dois momentos distintos: o apogeu do chamado “Milagre Brasileiro” e a “Crise do petróleo de 1973”. Antes disso, foi funcionário do Banco do Brasil (desde 1955), assessor da presidência (1958 a 1961) e assessor do Ministro da Fazenda (1961 a 1962). Avesso a atividades políticas, recusou um convite para se candidatar ao Senado pelo PDS do Piauí em 1982 após sondagem feita pelo, então, governador Lucídio Portela.

Por Daniel Santos