A mensagem transmitida pelo governador Wellington Dias (PT) na abertura do Ano Legislativo gerou críticas da oposição, especificamente do deputado Marden Menezes (PSDB), 1º Vice-presidente da Casa, afirmando que o Chefe do Executivo não teria apontado um caminho para o futuro do Estado.
A inserção, porém, não foi aceita pela base governista, comandada pelo deputado Fábio Novo (PT), que em discurso no plenário, na manhã de ontem, defendeu a atual gestão e pediu paciência.
De acordo com Novo, os feitos concretizados por Dias no primeiro mês de atuação credenciam o Estado a retomar os investimentos, tendo em vista a retirada do CAUC e o alinhamento à Lei de Responsabilidade Fiscal.
O parlamentar ainda apontou para a emissão da certidão que tira o Piauí da situação de risco com a Lei Fiscal, inserindo uma marca importante no início da nova gestão do petista.
“Dessa forma o Piauí terá condições jurídicas necessárias para acessar recursos que estavam travados, a exemplo mais de 1 bi de reais em convênios do Governo Federal”, disse.
O líder da bancada do PT na Assembleia enalteceu os rumos dados à economia estadual nos últimos meses e pediu paciência aos opositores, sugerindo que seja dado um prazo de seis meses para que as críticas sejam iniciadas.
“Vejo que o primeiro discurso é de ataques, deixemos o governo respirar que vai dar certo, sejamos altruístas”, ressaltou.
Em plenário, o deputado Wilson Brandão (PSB) elogiou a solução tomada pelo governador no trato com a extrapolação da LRF e reiterou o compromisso de fazer uma oposição consciente na Casa.
“Quando vossa excelência falar sobre partidos de oposição que pregam o quanto pior melhor poder excluir o PSB, estivemos reunidos ontem com o nosso presidente, Wilson Martins e ficou decidido que faremos uma oposição responsável”, complementou.
Fonte: Meio Norte