A líder comunitária Luciana Maria toma a frente nas reivindicações

A localidade Charariz, no bairro Catanduvas em Parnaíba, está desde às 23h da noite de domingo sem energia elétrica.  Os moradores da comunidade reclamam devido aos prejuízos que tiveram em casa, principalmente, com a alimentação. Na escola da comunidade, os profissionais tiveram que se esforçar mais para garantir a merenda escolar. A pescadora Francisca disse que já perdeu cinco quilos de carne. Enquanto a dona de casa Maria de Fátima destacou a falta de respeito com os consumidores por conta da demora.

A falta de energia é resultado de um transformador que está queimado. Os moradores já solicitaram várias vezes a solução do problema. Luciana Maria, líder comunitária, disse que foi informada que o problema seria resolvido em quinze dias. Ela informou que já foram feitas reclamações a gerência da Eletrobras em Parnaíba e que técnicos estiveram no local, mas não prestaram esclarecimentos a população, que segundo Luciana tem em torno de 300 famílias.

As fiações do abastecimento de energia estão em boa parte reaproveitadas através de emendas feitas com nós. Isso prova ainda mais a fragilidade da estrutura do abastecimento de energia na comunidade Chafariz.  O gerente substituto da Eletrobras em Parnaíba, Antônio Ribeiro, está em Teresina para adquirir um novo transformador para instalar possivelmente ainda hoje. Outra problemática está no acesso a comunidade por conta das estradas em condições ruins. Os moradores ainda aguardam solução para este problema, onde falta de pavimentação e a ausência de energia elétrica torna a situação daqueles moradores mais difícil.

Alguns trechos da fiação são emendados com nós
Com as chuvas o acesso a comunidade fica dificultado

Fotos: Daniel Santos