Nos dias 29 e 30 de maio, Teresina será palco para o primeiro festival “Cinema pela Verdade”, realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM) em parceria com o Ministério da Justiça, via Comissão de Anistia, e que tem como finalidade levar para todo o país filmes nacionais que têm como tema o período da ditadura militar e suas consequências. O evento acontecerá no Auditório da FAP Teresina, das 18h30 às 21h, e reunirá acadêmicos, pesquisadores, integrantes de movimentos sociais e culturais, além dos próprios diretores ou equipe de produção dos filmes.

Ao todo, o projeto percorrerá todas as capitais brasileiras e passará por 81 universidades, promovendo exibições gratuitas, seguidas de debate com a presença de convidados e diretores/realizadores de cada obra. Para Lindalva Santos, uma das organizadoras do evento no Estado, essa é uma oportunidade para que estudantes e pesquisadores aprofundem seus conhecimentos sobre esse período da história recente do país e de trocar conhecimento e experiências. “Esse é um evento multidisciplinar e está aberto à comunidade, para que discutam conosco”, disse.

Foram selecionados três documentários que trazem diferentes enfoques sobre o tema: Cidadão Boilsen (2009) de Chaim Litewski; Condor (2007), de Roberto Mader; e Hercules 56 (2006), de Silvio Da-Rin. Além desses, o projeto também vai contar com a participação especial de mais duas obras: Diário de uma Busca (2010), de Flavia Castro; e Uma longa Viagem (2011), de Lucia Murat, lançamento nacional de 2012.

O “Cinema pela Verdade” foi contemplado pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão da Anistia, que visa a promoção de eventos e projetos em geral com foco no período da ditadura militar no Brasil. O festival é produzido pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), organização da Sociedade Civil de interesse Público (OSCIP), fundada em 2002. Nascido da bem sucedida experiência do projeto “Cinema em Movimento”, rede nacional de agentes culturais, organizada em torno da distribuição gratuita de filmes brasileiros, o ICEM atua em todas as 27 unidades da federação.

As inscrições podem ser realizadas gratuitamente, a partir das 15h, na coordenação do curso de História da FAP Teresina, localizada na Av. Jóquei Clube, 710, Bairro Jóckey Clube, Teresina-PI.